fbpx

Blog Pró-criança

17 março 2022 Todas as unidades

Rede Pernambuco Voluntário forma a primeira turma de 2022

Mais 20 novos voluntários foram capacitados e estão aptos para atuar em instituições sem fins lucrativos no Estado de Pernambuco ou até mesmo fora dele. O grupo participou da primeira capacitação para voluntariado realizado, nesta quinta-feira (17), pelo Movimento Pró-Criança por meio da Rede Pernambuco Voluntário.

Após o momento de acolhida e relaxamento conduzido pela coordenadora do setor psicossocial do Pró-Criança, Keila Aguiar, os participantes acompanharam duas palestras e participaram de uma dinâmica de grupo.

Na primeira formação, o coordenador do voluntariado da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Mário Mendes, apresentou o que é o trabalho voluntário, os direitos e os deveres de quem atua nesse tipo de serviço.

Antes da segunda palestra da manhã e da dinâmica, os futuros voluntários puderam conhecer algumas das instituições que formam a Rede Pernambuco Voluntário.

Estiverem presentes, representantes da Fundação Altino Ventura (FAV), do Instituto Nossa Senhora de Fátima, do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), do Instituto Pesquisa Estudos Terceira Idade (Ipeti) e do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Cada convidado pode falar da área de atuação de sua entidade e quais são as necessidades atuais no campo do voluntariado.

“Quero agradecer a todos que fazem o Pró-Criança por esse momento que é muito importante para as instituições se apresentarem e tirar as dúvidas de quem está interessado em ser voluntário. Estamos vivendo um processo de retomada do trabalho nessa pandemia e o apoio do voluntário é muito importante para que possamos atender cada vez melhor nosso público” afirmou a encarregada do voluntariado da FAV, Liliam Caldas.

O diretor-presidente do Pró-Criança, Paulo Barbosa, proferiu a última palestra da capacitação mostrando aos participantes a conjuntura do serviço voluntário no Brasil e no mundo, bem como o que rege a legislação do país sobre o assunto. Por fim, eles foram divididos em grupos e cada um conheceu e apresentou aos demais a história do surgimento de entidades filantrópicas.

Icone comentário Deixe seu comentário