O que é trabalho voluntário? Quantas horas por dia devo dedicar ao voluntariado? O que diz a lei sobre esse tipo de serviço não remunerado?
Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesta quarta-feira (24) na primeira capacitação promovida pela Rede Pernambuco Voluntário este ano. O encontro será das 8h às 12h, na sede do Movimento Pró-Criança, bairro da Boa Vista, área central do Recife.
Logo após a acolhida dos participantes, o representante do voluntariado da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Mário Mendes, falará sobre a legislação brasileira que rege o serviço voluntário.
Em seguida, o diretor de Planejamento do Pró-Criança, Paulo Barbosa, apresentará a palestra “A importância do trabalho voluntário”. O primeiro momento da capacitação será encerrado com a apresentação de algumas instituições que compõem a Rede Pernambuco Voluntário.
Na segunda parte do evento, a psicóloga Patrícia Cruz conduzirá uma dinâmica motivacional com os participantes. A manhã termina com a entrega dos certificados.
A formação é voltada para quem tem o desejo de doar seu tempo ou talento para ajudar outras pessoas, mas não sabe por onde começar. Dados da última pesquisa “Outras formas de trabalho”, realizada e divulgada pelo IBGE no ano passado, mostram que 7,4 milhões de pessoas estão envolvidas com trabalho voluntário no Brasil, aumento de 12,9% em relação a 2016.
“Nosso objetivo é capacitar e potencializar o desenvolvimento de jovens, adultos e também idosos por meio do voluntariado organizado. Que essas pessoas sejam capazes de levar, de maneira altruísta e solidária, a solução para as mais diversas demandas sociais”, afirma a coordenadora do voluntariado do Pró-Criança e responsável pela formação, Keila Aguiar.
Em 2018, mais de 200 pessoas foram capacitadas pela Rede Pernambuco Voluntário para atuar em cerca de 20 instituições filantrópicas espalhadas pelo Estado.