O Movimento Pró-Criança promove de segunda (16) a quinta (19) um ciclo de palestras sobre o universo da literatura e da contação de histórias. O evento gratuito acontecerá sempre das 13h às 17h, no Teatro Maurício de Nassau, na unidade da ONG, no Bairro do Recife. Interessados já podem fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico (clique no link).
Considerando a capacidade do espaço e em respeito aos protocolos de prevenção ao coronavírus, estão sendo disponibilizadas 70 vagas por palestra. Todos os inscritos que comparecerem receberão certificados pelo projeto “Conto aqui, conto acolá!”, uma iniciativa do Pró-Criança com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Todas as palestras contarão com intérpretes de Libras e serão transmitidas ao vivo pela página do Pró-Criança, no Facebook. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Camila Nogueira, o público-alvo vai além dos alunos do projeto.
“Será um ciclo de palestras importante para qualquer pessoa e de qualquer área, não apenas os que são dos campos de letras e pedagogia. Abordaremos, por exemplo, a temática sócio emocional e outros assuntos relevantes para a vida pessoal e profissional. Neste tempo em que vivemos, essas formações darão aos participantes novas possibilidades de ver o mundo”, afirma.
O coordenador do Conto aqui, conto acolá!, Marcos Quintino, destaca que o evento contribui para o resgate da tradição oral e da cultura popular. “A oralidade é uma herança dos nossos antepassados e, neste século, ganhou mais importância, sendo muito bem vista tanto no âmbito pedagógico, quanto no empresarial. É uma atividade que incentiva a criatividade e proporciona a ludicidade e a alegria”, diz o educador social.
Desde 2019, o “Conto aqui, conto acolá!” é realizado com o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade, especialmente, de crianças e adolescentes. O projeto forma agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais, asilos e demais espaços educativos ou terapêuticos.

Programação
Segunda-feira, 16 de agosto
Palestra 1: A subjetividade do corpo
Responsável: Ramalho Júnior
Horário: 13h
Palestra 2: Recursos tecnológicos para a contação de histórias
Responsável: Sílvio Tenório
Horário: 15h
Terça-feira, 17 de agosto
Palestra 1: A contação de histórias multiplicando saberes e transformando vidas
Responsável: Marcos Quintino
Horário: 13h
Palestra 2: Baobá, árvore sagrada com muitas histórias
Responsável: Carminha Moraes
Horário: 15h
Quarta-feira, 18 de agosto
Palestra 1: Afetividade e memórias: como conto essa história?
Responsável: Keila Aguiar
Horário: 13h
Palestra 2: Poetas e poesias do Nordeste
Responsável: George Ramos
Horário: 15h
Quinta-feira, 19 de agosto
Palestra 1: Lendas, parlendas e cantigas de roda: o Folclore na oralidade
Responsável: Marcos Quintino
Horário: 13h
Palestra 2: Qual personagem é você no mundo encantado das histórias?
Responsável: Keila Aguiar
Horário: 15h
Serviço
Ciclo de palestras Conto aqui, conto acolá!
Período: de 16 a 19 de agosto de 2021
Local: Teatro Maurício de Nassau – rua Vigário Tenório, 135, Bairro do Recife
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/3Axu2Ri
Informações: (81) 3412.8951