Com o objetivo de promover a saúde dos beneficiários, o Movimento Pró-Criança realiza, neste mês de agosto, avaliações antropométricas, ou seja, aferição da altura, do peso e da circunferência braquial dos jovens. A iniciativa, que faz parte do projeto “Direitos promovidos, crianças, adolescentes e jovens com qualidade de vida” desenvolvido em parceria com a Fundação Mapfre, deve atingir cerca de 300 alunos nas três unidades – Coelhos, Recife Antigo e Piedade.
De acordo com a nutricionista e coordenadora da ação, Elys Ribeiro, os dados colhidos nas avaliações revelam se a criança ou o adolescente está com o peso adequado para sua idade, abaixo do recomendado ou acima do peso ideal. As informações serão utilizadas para melhoria nutricional das refeições oferecidas no Pró-Criança com a capacitação dos cozinheiros e, também, para a realização de eventos, como debates e palestras sobre alimentação para os beneficiários e seus responsáveis.
A avaliação antropométrica é feita no Pró-Criança anualmente desde 2014. Segundo Elys, a maioria dos beneficiários apresenta peso ideal para a idade, porém, a ONG tem um grupo pequeno de jovens acima do peso que merece uma atenção especial.
“É um reflexo do mundo dos últimos anos com a infestação de fast foods e com os pais tendo cada vez menos tempo para pensar e preparar a alimentação dos seus filhos, com tudo isso esses meninos e essas meninas passaram a consumir muita fritura e açúcar”, explica a nutricionista.
No Pró-Criança, os jovens recebem uma alimentação equilibrada e diversificada com a introdução constante de legumes e frutas. “Ao mesmo tempo, estamos trabalhando na redução do uso do óleo, sal e açúcar com as funcionárias das cozinhas para evitar que nossos beneficiários desenvolvam doenças como, por exemplo, hipertensão, que tem sido muito comum em pessoas cada vez mais jovens”, disse Elys.