O Movimento Pró-Criança, por meio do setor psicossocial, promove neste mês de outubro ações em alusão à Campanha Outubro Rosa. Com o tema “Todo mundo tem mama: Previna-se”, a instituição pretende trabalhar as orientações sobre a prevenção e o tratamento ao câncer de mama.
“Essa escolha [do tema] está dentro do propósito do psicossocial que é de levar ao conhecimento que o gênero masculino também pode ser acometidos do câncer de mama, principalmente se houve casos na família”, explica a coordenadora do setor psicossocial, Keila Aguiar.
Em 2020, as mulheres foram a maioria entre os pacientes acometidos pela doença, mais de 2,3 milhões no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para alertar as beneficiárias do Programa de Formação Mãos de Mães, responsáveis pelos assistidos e colaborares do Pró-Criança sobre essa realidade, o setor psicossocial organizou duas a palestras.
A primeira foi realizada, nesta terça-feira (19), no auditório Lília Campello de Melo, na sede da ONG, no Recife. O evento foi conduzido pela enfermeira do Posto de Saúde dos Coelhos, Maria de Fátima.
No dia 27, às 14h, será a vez da Unidade Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, de realizar a formação. A palestrante será a enfermeira do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) na UBS Santa Felicidade, Elaine Cordeiro.