A Rede Pernambuco Voluntário – grupo encabeçado pelo Movimento Pró-Criança (MPC) e que reúne cerca de 20 ONGs do Estado – promove na quarta-feira (25) uma mesa de debate. O evento, que antecipa as comemorações pelo Dia Nacional do Voluntariado, será às 10h no auditório Lília Campello de Melo, sede do Pró-Criança, na Boa Vista.
Participarão da solenidade o diretor-presidente do Pró-Criança, Paulo Barbosa, a responsável pelo setor de voluntariado da Fundação Altino Ventura, Liliam Caldas, e o coordenador de voluntariado da AACD, Mário Mendes.
Além deles, também estarão entre os convidados a assistente social do Instituto Nossa Senhora da Fátima, Micheline Sales, a gestora social da LBV, Tereza Franco, e a assistente social da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Mona Mirella Meira.
Entre os temas a serem discutidos no evento, os participantes vão tratar dos impactos e desafios provocados pela pandemia do coronavírus no trabalho voluntário em Pernambuco. Os convidados também abordarão como está sendo a retomada do serviço de voluntariado com o avanço da imunização, mas ainda com toda cautela em relação à Covid-19.
Devido às restrições impostas pela crise sanitária, o acesso ao evento será restrito a voluntários convidados pela organização. No entanto, será possível acompanhar toda a programação ao vivo pelo canal do Pró-Criança, no YouTube.
Dia Nacional do Voluntariado
No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985 foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente o dia dedicado àqueles que doam tempo e amor em prol dos que mais necessitam.