O Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Movimento Pró-Criança foi um dos projetos de tecnologia convidados para o lançamento regional da Co.liga. – escola digital de economia criativa no Recife. A iniciativa é fruto da parceria entre a Proa Cultural, empresa embarcada no Porto Digital, com a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).
O responsável pelo NID e coordenador de empregabilidade e tecnologia do Pró-Criança, Fernando Marroquim, representou a instituição no evento realizado, na sexta-feira (10), no Bairro do Recife. Ele conheceu a proposta da Co.liga que busca conectar jovens, profissionais e empresas para oferecer formação e inclusão produtiva para jovens em vulnerabilidade social.

A Co.liga atua nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes, oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias e manter-se “co.ligado”.
Atualmente, a escola virtual oferece cursos livres de curta duração em cinco áreas da economia criativa: patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais. Os temas das aulas abrangem empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais.
A versão regional da escola tem o apoio da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.
Foto de capa: SDSCJ/PE