O Movimento Pró-Criança – entidade sem fins lucrativos vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife – está lançando o curso gratuito de suporte técnico em informática. A novidade é uma iniciativa do Núcleo de Inclusão Digital (NID) da ONG, em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte, voltada para jovens com idades a partir dos 13 anos.
O novo curso capacitará os alunos com conceitos de eletrônica e eletricidade, além de ensiná-los sobre o funcionamento de aparelhos e componentes eletrônicos e suas formas de conexão. Os estudantes aprenderão ainda sobre linguagem de programação e recondicionamento, e manutenção preventiva e corretiva de computadores.
“Reunimos o melhor de todo know-how do NID nessa nova iniciativa. Ao final do curso, os beneficiários estarão qualificados para trabalhar em empresas como helpdesk, ou seja, no suporte e resolução de problemas técnicos de informática”, explica o coordenador do NID, Fernando Marroquim.
Como se inscrever?

As inscrições para o curso de suporte técnico em informática começam nesta terça (9). Pais ou responsáveis pelo adolescente devem entrar em contato com o setor psicossocial da Unidade Coelhos, na Boa Vista, pelo telefone (81) 3412.8952 para informar dados básicos como nome e endereço. O atendimento será nas terças e quintas das 8h às 16h30.
Os inscritos deverão comparecer à unidade no dia e horário agendados para a entrega da documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, cartão do SUS, além de uma foto 3×4.
A Unidade Coelhos do Pró-Criança fica localizada na rua dos Coelhos, número 317, em frente ao Imip.
Vagas limitadas e curso híbrido
Ao todo, são 50 vagas para moradores da região metropolitana do Recife (RMR), divididas entre manhã e tarde. As aulas começam no dia 22 de março e seguem até junho, totalizando 120 horas. O curso será realizado de maneira híbrida, parte da formação será por meio da plataforma EaD Pró-Criança (ead.movimentoprocrianca.org.br) e outra em sala com encontro presencial.

As atividades on-line serão oferecidas por meio de vídeos gravados e disponibilizados na internet em conjunto com materiais de apoio para estudo. “Além disso, serão utilizadas as plataformas externas tinkercad para atividades práticas e o Google Meet para as aulas síncronas”, conta Marroquim.
As atividades presenciais, por outro lado, serão realizadas por agendamento. A sala de aula terá ocupação máxima de 30% de sua capacidade ou seis pessoas incluindo o educador, respeitando todos os protocolos de segurança conforme determinam as autoridades de saúde e do governo.
“Os beneficiários receberão kits com face shields e luvas nitrílicas, além de álcool 70% para a higienização das mãos e álcool isopropílico para desinfecção dos aparelhos. Antes de entrar na sala, todos passarão por tapetes sanitizantes e terão a temperatura aferida”, afirma Marroquim.
Ao final do curso, os alunos concluintes receberão certificado digital e também um impresso que será enviado com segurança pelos Correios.