fbpx

Blog Pró-criança

26 julho 2018 Todas as unidades

Pró-Criança e RCtec assinam convênio para descarte correto de resíduos eletrônicos

O Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Movimento Pró-Criança firmou uma parceria inédita com a empresa paraibana RCtec Resíduos Eletrônicos para o tratamento do chamado “lixo eletroeletrônico” produzido pelas unidades  Coelhos, Recife Antigo e Piedade. A ONG também passa a ser certificada por engenheiros ambientais como uma instituição que trabalha com o descarte correto das sucatas.

De acordo com o convênio, o Pró-Criança – que já faz a coleta desses resíduos para uso na profissionalização de jovens – fará a devida separação das sobras e o encaminhamento para a RCtec. A empresa, então, ficará responsável pelo transporte e a destinação final ambientalmente correta dos produtos como computadores, placas de vídeo, celulares, cabos de forças, entre outros.

Para o coordenador do NID, Fernando Marroquim, a parceria reforça o outro aspecto fundamental do núcleo que é a preocupação com a questão ambiental aliada à qualificação profissional e à inclusão social dos beneficiários. “Sempre tivemos certa dificuldade logística e de encontrar entidades que recebessem esse tipo de material e dessem a devida destinação. Com a RCtec fechamos o ciclo ideal para os resíduos que é a coleta, o recondicionamento e a destinação correta do que sobra”, afirmou.

O convênio foi formalizado na última terça-feira (23), na sede da RCtec, em João Pessoa, e tem vigência de um ano. Além de Marroquim, participaram do encontro o vice-presidente do Pró-Criança, Pedro Nepomuceno, e o sócio administrador da RCtec, Flávio Costa.

“Não é lixo. É oportunidade”

O NID está realizando a campanha “Não é lixo. É oportunidade” para coletar resíduos eletroeletrônicos. Por meio do site qualquer pessoa que tenha em casa ou na empresa objetos como impressoras, notebooks, estabilizadores, caixas de som, entre outros, poderá cadastrar o material e informar nome, endereço e horário para a coleta.

Quem preferir pode solicitar a retirada pelo telefone (81) 3412.8979 ou ainda levar o produto para o NID que fica na Unidade Coelhos do Pró-Criança – rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, em frente ao Imip. O núcleo funciona de segunda a sexta das 8h às 16h.

O material recolhido pelo NID é utilizado por crianças e jovens que participam dos cursos de robótica educacional e manutenção de computadores. Em três anos de atuação, o núcleo, que é um projeto do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte, já capacitou cerca de 2.300 jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ajudando-os a se estabelecerem no mercado de trabalho.

Icone comentário Deixe seu comentário