A realização do sonho do engenheiro e professor Sebastião de Araújo Barreto Campello, 91, de tirar crianças e adolescentes das ruas do Grande Recife completa 27 anos, nesta segunda-feira (27). Foi nessa data em 1993 que ele fundou o Movimento Pró-Criança.
Para celebrar o aniversário, o arcebispo de Olinda e Recife, e presidente da ONG, dom Fernando Saburido, celebra Missa em Ação de Graças na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, bairro da Boa Vista, às 10h. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será restrita a funcionários, voluntários e alguns convidados.
Apesar da limitação de participantes na festa, o Pró-Criança tem muito a comemorar. Afinal de contas, a instituição filantrópica conseguiu, em quase três décadas de história, resgatar cerca de 35 mil vidas por meio da educação, das artes e do esporte. Só no último ano, foram 2.656 jovens beneficiados com atividades gratuitas, acompanhadas de assistência psicossocial e alimentação.
Essas ações do Pró-Criança não pararam durante a crise da Covid-19, pelo contrário, seguiram adaptadas ao ambiente virtual com videoaulas e reuniões pela internet. Outras iniciativas até ganharam reforço, como a doação de cestas básicas, material didático, instrumentos musicais, máscaras e escudos faciais.
Com o apoio dos doadores, sendo mais de 80% deles de pessoas físicas que ajudam o projeto por meio de contribuições mensais nas contas de energia elétrica e de água, o Pró-Criança também está atravessando o atual momento sem cortes em seu quadro de colaboradores. O resultado da gestão responsável dos recursos tem garantido a missão de levar cidadania nas três unidades operacionais – Coelhos, Recife Antigo e Piedade.
Expansão
Foi desafiado pelos novos tempos que o Pró-Criança resolveu antecipar projetos e realizar sonhos mais ousados. A ONG está concluindo a construção da sua plataforma de cursos no formato de ensino à distância (EaD) que atenderá jovens carentes de qualquer parte do Estado e até do Brasil.
Prestes a ser lançada ainda neste semestre, a plataforma EaD inicialmente ofertará cursos do Núcleo de Inclusão Digital (NID). O projeto, que atualmente funciona de maneira presencial na unidade da ONG nos Coelhos, promove a formação de alunos com idades entre 7 e 25 anos na área de tecnologia da informação.
“Nossa missão é ampliar a capacidade de atendimento do Pró-Criança nos próximos dois anos de modo que a gente não veja mais um jovem sequer vivendo nas ruas sem perspectivas de futuro. Isso é possível, mas para que se torne realidade precisamos da ajuda de toda a sociedade”, afirma Campello.
Retorno presencial
Também em preparação para o futuro, o Pró-Criança deu início à implantação de um novo protocolo de higienização e prevenção de doenças respiratórias. Nas três unidades da instituição, estão sendo instalados equipamentos como dispensers para álcool gel e tapetes sanitizantes, ao mesmo tempo que acontecem a reorganização dos espaços, que primeiro vão receber os funcionários para só posteriormente reabrir aos educandos.
A previsão da retomada do trabalho presencial para os setores administrativo, pedagógico e psicossocial é 3 de agosto. As aulas seguem conforme calendário da Secretaria Estadual de Educação.
Números do Pró-Criança
33.656 beneficiários atendidos até este ano
110 funcionários
112 escolas parceiras
14 programas e projetos