Com a igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife Antigo, lotada, o Movimento Pró-Criança (MPC) deu início às comemorações pelos seus 25 anos de fundação, na sexta-feira (27). A missa em ação de graças foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e prestigiada por funcionários, voluntários, colaboradores, alunos e ex-beneficiários. Até julho de 2019, uma série de atividades será realizada para marcar as bodas de prata da ONG.
O Pró-Criança, desde 1993, tem como missão promover o direito à cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco ou abandono, na jurisdição dos municípios que compõem a arquidiocese ou a quem esta delegar, por meio de educação complementar e da oferta de outras oportunidades de inclusão social. Ao todo, mais de 30 mil jovens já foram beneficiados diretamente pela entidade.
“O Pró-Criança vem fazendo a diferença resgatando crianças e jovens, oferecendo cidadania para que, de fato, possam ser incluídos na sociedade. De modo que, a instituição é um exemplo bonito de leigos que procuram pensar na Igreja e fazer um grande bem a sociedade”, declarou o arcebispo.
Funcionando em três unidades – Piedade, Coelhos e Recife Antigo – o MPC desenvolve atividades diversas no âmbito da formação integral dos beneficiários com cursos como artes, informática, letramento, balé, judô, e robótica, entre outros.
Na missa, o público pode prestigiar o resultado de alguns desses projetos a exemplo do maracatu que fez a acolhida e recepção dos convidados. Durante a solenidade, a assembleia se emocionou com o coral e a orquestra que ficaram responsáveis pelas músicas da celebração eucarística.
“Quando vejo uma instituição como o Pró-Criança ir para frente, penso no dogma da comunhão dos santos, se você está em estado de graça e faz alguma coisa boa, a graça não fica só para você e para sua santificação, fica para todo mundo. Então eu fico pensando que provavelmente os méritos do Pró-Criança não são só meus, mas de um freirinha que está lá rezando no seu convento dia e noite”, afirmou o fundador do MPC, Sebastião Barreto Campello.
Além de celebrar, o Pró-Criança aproveitou a data para agradecer a todos que ajudaram e ainda ajudam a construir a história de sucesso da ONG. Ao todo, 25 personalidades do mundo político, jurídico, empresarial e da sociedade civil em geral receberam um certificado de reconhecimento.
“É um momento especial de gratidão a todas as pessoas que contribuem, sobretudo, pelas contas de água e de energia elétrica, vocês fazem parte dessa história”, disse o secretário-executivo do Pró-Criança, Antonio Vicente.