fbpx

Blog Pró-criança

26 julho 2018 Unidade Coelhos

Pró-Criança abre 200 vagas para cursos na área de informática

O Movimento Pró-Criança, por meio do Núcleo de Inclusão Digital (NID), está oferecendo, 200 vagas para os cursos gratuitos de manutenção de computadores, iniciação à informática e robótica. As oportunidades são para jovens com idades entre 10 e 25 anos.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança, no bairro da Boa Vista, com duas fotos 3×4, declaração de vínculo escolar atualizada ou a Ficha 19. São necessários, ainda, xerox da certidão de nascimento ou do RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Para os menores de idade, é preciso entregar também cópias do RG e CPF do responsável.

O período de inscrições termina no dia 3 de agosto, podendo ser antecipado caso as 60 vagas para manutenção de computadores, 80 para iniciação à informática e 60 para robótica sejam preenchidas antes do fim do prazo. As aulas, que serão realizadas de segunda a sexta com turmas pela manhã e à tarde, na Unidade Coelhos, começam no dia 6 do mesmo mês com duração total de três meses.

Os alunos também receberão uma capacitação de como fazer o planejamento de gestão pessoal, familiar e de um negócio. Essa formação está incluída na grade dos cursos e é oferecida em parceria com o Sebrae.

“O mercado de TI é o que mais cresce no Brasil, sendo o único segmento na contramão da recessão, porém é um mercado limitado de mão de obra qualificada. Devido a esse desafio, o núcleo promove, além da qualificação profissional, o incentivo ao protagonismo juvenil e ao desenvolvimento da capacidade de empreender de cada um”, afirmou o coordenador do NID, Fernando Marroquim.

Responsabilidade socioambiental

O NID é uma iniciativa do Movimento Pró-Criança, que está completando 25 anos este mês, em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte. Nos cursos de robótica, recondicionamento de computadores e iniciação à informática, o núcleo já formou, desde 2015, quase 2.300 crianças, adolescentes e jovens.

Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.

O núcleo recebe os insumos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Também é possível agendar a coleta em domicílio pelo site e pelos telefones (81) 3412.8979 ou 3412.8989.

Icone comentário Deixe seu comentário