O Movimento Pró-Criança participou, no último dia 12, da primeira reunião do ano da Campanha Clarear. O encontro virtual contou com a participação de representantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), responsável pelo projeto, e da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), outra ONG parceira da ação.
A Campanha Clarear é uma iniciativa da Celpe que permite a captação de doações por meio das contas de energia elétrica. As entidades sociais beneficiadas são responsáveis pelo cadastramento dos clientes da empresa concessionária do serviço de energia. Os contribuintes podem ajudar as organizações com valores mensais a partir de R$1,50.
Os recursos obtidos com a Campanha Clarear têm feito a diferença na vida dos beneficiários do Pró-Criança nos últimos anos, e em 2020 essa ajuda foi ainda mais fundamental. Graças ao projeto, durante a pandemia de Covid-19, foi possível garantir não só a educação complementar aos beneficiários, com a criação da plataforma EAD Pró-Criança, com cinco cursos disponíveis, como também a segurança alimentar a cerca de 1.250 crianças, adolescentes e suas famílias.
O diretor-presidente do Pró-Criança, Paulo José Barbosa, expressou a gratidão da entidade à área de Relações Institucionais da empresa e ao presidente da Celpe, Saulo Cabral. Também estiveram presentes na reunião a diretoria da ONG: Creuza Aragão (Planejamento), Enoque Cavalcante (Administração), Gildo Gomes (Financeiro) e Adriana Paiva (Secretaria Executiva).
Dados qualitativos da Campanha Clarear apresentados no encontro também mostraram o impacto da ação na vida dos beneficiários da ABCC, que foi representada por Helen Lúcia, OAF e Pastoral da Criança.
Para 2021, a Celpe, o Pró-Criança e demais entidades filantrópicas participantes da Campanha Clarear pretendem reforçar as ações de comunicação da iniciativa. O objetivo é fortalecer ainda mais essa corrente de solidariedade que tem garantido o futuro de milhares de famílias pernambucanas.