Os dias 2 e 18 de abril são dedicados ao livro infantil. No primeiro, é comemorado o Dia Internacional, e no segundo, que marca o nascimento de Monteiro Lobato, celebra-se o Dia Nacional. Por ocasião dessas datas especiais, o Movimento Pró-Criança realizou, na quarta-feira (27), a primeira edição do “Festival Pró-Criança de Literatura Infantil”.
O evento começou às 14h, no auditório Lília Campelo de Melo, na sede do Pró-Criança, que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Para promover uma verdadeira viagem ao mundo dos livros, a programação teve uma série de atividades, desde encenação de peça teatral interpretada pelos próprios beneficiários da ONG, até contação de histórias.
“O festival reuniu educandos da instituição para interpretar personagens que marcaram a infância de muitas gerações, e assim promover uma integração das crianças e adolescentes com a leitura, a oralidade, trabalhando a criatividade e a interpretação”, afirmou o educador social, Marcos Quintino.
Também participaram os beneficiários da ONG Em Cena Arte e Cidadania.
Programação
A peça “Dona Benta em busca de paz” abriu o Festival Pró-Criança de Literatura Infantil. Os personagens da obra mais famosa de Monteiro Lobato ganharam vida com os educandos do coral. Em seguida, foi apresentado um número de dança com personagens conhecidos dos livros infantis.
Para encerrar o evento, a contadora de histórias do grupo Conte que te conto, Elisângela Gadelha apresentou fábulas e lendas aos assistidos do Pró-Criança e do Em Cena.
Ao final, todas as crianças ganharam livros infantis doados pela Livraria Paulinas, parceira do Festival Pró-Criança de Literatura Infantil.
“De uma forma lúdica e divertida, as crianças foram envolvidas no mundo da literatura infantil e infantojuvenil conhecendo melhor personagens e histórias da cultura popular brasileira e mundial”, explicou Marcos Quintino.