Com uma viagem pela cultura pernambucana, o Movimento Pró-Criança voltou aos palcos. Nesta quarta-feira (23), a instituição apresentou no Teatro do Parque, no Recife, o espetáculo inédito e gratuito: “Pernambuco mosaico cultural colorindo a cidadania”.
Essa grande homenagem à cultura popular e aos artistas pernambucanos marca o encerramento do projeto “Interarte: arte e cultura como transformação humana”, que o Pró-Criança executou no último ano com apoio do Ministério do Turismo e de empresas privadas.
Graças a recursos doados, por meio da Lei Rouanet, a ONG beneficiou mais de 400 crianças e adolescentes com aulas gratuitas de artes visuais, dança, teatro e capoeira, além de reforço escolar.
O público pode conferir o que meninos e meninas aprenderam na entrada do teatro. Um grupo de flautistas e uma exposição de artes visuais davam as boas-vindas a quem chegava para assistir o espetáculo, que teve um grupo de seis vozes do coral cantando o Hino de Pernambuco na abertura, sob à regência do educador social e maestro, Otávio Góes.
A história de uma menina que encontra um boi apaixonado pela cultura pernambucana foi o enredo que fez o público viajar pelos ritmos, cores, músicas e danças. A medida que os protagonistas iam conversando, números de dança iam sendo apresentados: xote, xaxado, côco, cavalo-marinho, maracatu rural, capoeira, frevo e maracatu de baque virado. A cada apresentação o público reagia com aplausos.
O diretor-presidente do Movimento Pró-Criança, Paulo Barbosa, comemorou o retorno da ONG às grandes apresentações depois de dois anos críticos da pandemia de Covid-19.
“Estou muito feliz com a conclusão do Interarte depois de dois anos tão desafiadores para todos. Quero agradecer às crianças, aos patrocinadores e a todos que contribuíram para mostrar o trabalho do Pró-Criança que é resultado das doações que recebemos”, afirmou.

Jaboatão dos Guararapes
No dia 31 de março, às 15h, o Movimento Pró-Criança leva o “Pernambuco mosaico cultural colorindo a cidadania” para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. A entrada também será gratuita.
Fotos: José Domingos