Meninos e meninas atendidos pelo Movimento Pró-Criança realizam, nesta terça-feira (12), a encenação da Via-Sacra com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A interpretação dos últimos momentos de Jesus na Terra terá início às 9h e será apresentada nas ruas e vielas das comunidades Roque 1, 2 e 3, no bairro dos Coelhos, área central da cidade.
Assim como em anos anteriores, nesta 13ª edição do evento as 14 estações, que representam os principais momentos da Via Crucis, serão refletidas nas casas – a maioria delas palafitas – e em espaços públicos das comunidades. A cada parada, dom Fernando fará um momento de oração, leitura de textos bíblicos e meditação, enquanto os assistidos pelo Pró-Criança, que têm entre 6 e 14 anos, reproduzem o episódio narrado pela tradição cristã.

Para melhor reviver os momentos finais de Jesus antes da morte, os 35 educandos envolvidos na montagem resolveram caprichar no figurino e, sobretudo, nos elementos cenográficos, todos feitos com materiais reciclados. A cruz, por exemplo, foi confeccionada com caixas de leite.
O papelão também está presente nos capacetes, escudos e nas lanças dos soldados romanos feitas ainda com cabos de vassouras e embalagens de batata frita. A coroa de espinhos foi produzida com a técnica de cestaria que utiliza papel e cola.
“É uma das mensagens importantes que a Via Sacra quer passar, para além daquela sobre o amor de Deus pela humanidade. O uso de materiais reciclados ensina a eles que desde pequeno é necessário cuidar do meio ambiente. Essa lição também é passada para nós os adultos e espectadores”, afirma a catequista do Movimento Pró-Criança, Lindinalva Dias.
Desarmamento infantil
Este ano, a versão da Via Crucis vivida pelos beneficiários do Pró-Criança também vai unir a mensagem de amor do Cristo pelos homens com a campanha do desarmamento infantil, que é lembrado no dia 15 de abril. De acordo com Lindinalva Dias, panfletos sobre o tema serão entregues a comerciantes e moradores das localidades por onde o cortejo religioso vai passar.
“É uma área da nossa cidade marcada pela extrema pobreza e, consequentemente, pela violência que chega cada vez mais cedo na vida dos jovens. Juntos com dom Fernando vamos rezar e levar o amor de Jesus a esses moradores, mas também a conscientização de que devemos buscar a paz”, explica a catequista.
Serviço
Via-Sacra do Movimento Pró-Criança
Data: 12 de abril de 2022
Saída da Unidade Coelhos – rua dos Coelhos, 317 (em frente ao hospital do Imip)
Percurso: Comunidades Roque 1, 2 e 3, bairro dos Coelhos
Horário: 9h