Ex-aluno e atualmente educador social do Movimento Pró-Criança, Maykson Assunção, 26 anos, foi um dos personagens escolhidos para contar a história de sucesso do Instituto Coca-Cola Brasil. Parceira da ONG no projeto Coletivo Jovem, a entidade está completando 20 anos de trajetória e lançou uma revista comemorativa para marcar a data histórica.
A publicação disponível em formato digital destaca a chegada de Maykson ao Coletivo Jovem, sediado na Unidade Coelhos do Pró-Criança, no Recife, e o quanto sua contribuição foi fundamental para colocar o projeto pernambucano no topo entre todos os coletivos do Brasil. Filho de mãe diarista e pai vendedor de frutas e verduras, o educador que, aos 18 anos começou a frequentar o Pró-Criança como aluno, hoje é graduado em Gestão na Logística e responsável pela formação de outros jovens.
“Por meio do Coletivo Jovem, o Instituto Coca-Cola Brasil proporciona não só capacitação profissional, mas uma oportunidade de transformação”, diz Maykson emocionado ao relembrar sua trajetória. Ainda de acordo com o educador, essa mudança promovida pelo projeto vai além do acesso ao mercado de trabalho.
“A maioria [dos jovens] chega aqui com a autoestima baixa, sem direcionamento, sem perspectiva. E conseguimos direcionar, nortear, guiar. Abrimos as portas e os corações para eles. Para mim, é uma oportunidade imensa. Entrei com 18 anos e estou há oito no programa. Falo de jovem para jovem. Estou muito feliz pelo instituto estar completando 20 anos, e por fazer parte dessa história”, afirma o educador.

O Pró-Criança e o Instituto Coca-Cola Brasil oferecem três cursos de curta duração – Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Produção de Eventos – em quatro ciclos anuais. Cada turma chega a ter mais de 200 alunos, que têm aulas duas vezes por semana além de orientação e encaminhamento ao mercado de trabalho. A estratégia tem garantido altos índices de empregabilidade.
Este ano, mesmo com a pandemia, o Coletivo Jovem dos Coelhos comemorou a contratação profissional de 46 jovens. O projeto também atuou com ações educativas em relação ao novo coronavírus, por meio de cartazes e anuncicletas e ainda contribuiu com a segurança alimentar das famílias dos beneficiários realizando a entrega de cestas básicas.
O Coletivo Jovem faz parte das atividades pedagógicas do Pró-Criança na Unidade Coelhos e na Unidade Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.