Fechada há três anos para reforma depois de ser atingida por um incêndio, a biblioteca da Unidade Coelhos reabriu as portas nesta segunda (4). E já na inauguração, o espaço de atividades das turmas de letramento ficou lotado de jovens que foram prestigiar mais uma edição do Prêmio Leitor Pró-Criança.
A competição, que começou em março, é dividida em três categorias – Gibi, Revivendo a história e Produção de texto – e tem o objetivo de estimular o interesse pelas obras literárias. Participam alunos das turmas de judô, artes e coral com idades entre 7 e 18 anos.
Com exceção da categoria Revivendo a história, que vencem os participantes que mais leem e respondem aos questionários sobre as obras, as outras duas, Gibis e Produção de texto os concorrentes também são avaliados em quesitos como raciocínio, interpretação textual e coerência.
Nove jovens receberam medalhas, troféus, chocolate e ingressos para o cinema como premiação. Israel Bento, 16 anos, conquistou pela quarta vez o primeiro lugar da competição e, apesar de veterano, não escondeu a felicidade em levar mais um prêmio para casa.
“Tenho um troféu na categoria Revivendo a história e esse é o terceiro seguido em Produção de texto”, disse, orgulhoso, depois ser aplaudido pelos colegas.
De acordo com o professor de letramento, Marcos Santos, o clima de competição tem levado cada vez mais meninos e meninas a buscarem a biblioteca, agora ainda mais já que ela foi reformada.
“Em um mundo que cada vez avesso à leitura de livros e mais apegado a aparelhos tecnológicos, o Prêmio Leitor Pró-Criança consegue mostrar para todos eles que é possível se divertir com a leitura, aprender e desenvolver a imaginação. A cada edição eles ficam mais empolgados”, afirmou.
Além da entrega da premiação, as crianças e os adolescentes prestigiaram a apresentação da contadora de histórias Carminha Moraes. “Fiquei muito feliz quando me convidaram para estar aqui nessa inauguração e premiação, não há nada mais prazeroso do que ler ou contar uma história e aqui vocês mesmos podem ter esse privilégio”, declarou.
A próxima edição do Prêmio Leitor Pró-Criança será realizada entre outubro e dezembro.
DOAÇÕES
Para continuar levando o mundo da literatura para centenas de meninos e meninas a biblioteca está em campanha visando a ampliação do seu acervo. Qualquer pessoa pode ajudar doando um livro paradidático infanto-juvenil ou gibi.
“Estamos precisando muito renovar as nossas obras devido à demanda de crianças em busca da leitura”, disse o educador Marcos Santos.
A Unidade Coelhos fica na rua dos Coelhos, 371, em frente ao Imip. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Outras informações pelo telefone (81) 3412.8989.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE VENCEDORES DO PRÊMIO LEITOR PRÓCRIANÇA 2018.1
Categoria: Produção de texto
1º – Israel Bento
2º – Cristiano Joaquim
3º – Paola Bento
Categoria: Revivendo a história
1º – André Felipe
2º – Juan da Silva
3º – Clara Micaele
Categoria: Gibis
1º – Nauam Santos
2º – André Felipe
3º – Abraão Oliveira