Alunas do curso “Mãos de Mães”, promovido pela Unidade Recife Antigo do Movimento Pró-Criança, visitaram o Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro da Recife. A aula passeio quebrou a rotina da capacitação, na quinta-feira (9), propiciando mais conhecimento as 28 mulheres das duas turmas do projeto.
Com uma área de mais de 2,5 mil m², o Centro de Artesanato conta com cerca de 25 mil peças à venda, todas elas produzidas por quase 1.400 artesãos de todas as regiões do Estado. As alunas, a maioria pela primeira vez, puderam conhecer produtos das mais diversas matérias-primas, como cerâmica, madeira, vidro, metal, renda e têxtil.
De acordo com a educadora responsável pelo Mãos de Mães, Zoraya Brayner, essas aulas passeios proporcionam uma reflexão sobre a importância do projeto como “elemento contribuinte para o desenvolvimento cultural, artístico e profissional dessas futuras artesãs”.
“Nas visitas a esses pontos de venda de artesanato elas descobrem que suas futuras peças serão admiradas e valorizadas pelos turistas. As alunas também passam a entender que suas vendas movimentarão a economia local, gerando emprego e renda para toda a comunidade”, explicou.
Na próxima quinta-feira (16), as alunas voltam às ruas para conhecer a produção e a gestão do artesanato. Dessa vez, elas vão visitar os espaços de comércio do Sítio Histórico de Olinda.
SAIBA MAIS SOBRE O MÃOS DE MÃES
O Mãos de Mães foi criado em 2014 com o objetivo de trazer novas oportunidades de aprendizagem às responsáveis pelos educandos do Pró-Criança, por meio de atividades centradas na elaboração de produtos artesanais e sustentáveis.
O curso gratuito tem duração de dois anos com aulas, que incluem noções de empreendedorismo e vendas, duas vezes por semana, pela manhã e à tarde, na sede da instituição, no bairro dos Coelhos, e na Unidade Recife Antigo.