O Movimento Pró-Criança pela primeira vez será responsável pela gestão total da área do prédio da sede, o histórico imóvel do Centro Social Padre Venâncio, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O compromisso foi anunciado no dia 24 de maio, durante audiência entre os membros da diretoria da ONG e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e confirmado na última sexta-feira (2), com a assinatura do contrato.
A reunião com o prelado foi acompanhada pelo diretor-presidente, Paulo Barbosa; diretor vice-presidente, José Otávio de Carvalho; pelo diretor administrativo, Enoque Cavalcante; e pelo diretor financeiro, Gildo Soares. Também participaram a assessora da presidência, Martha Araújo, e a educadora social, Juliana Azevedo.
A Igreja e a instituição filantrópica mantêm o empréstimo do empreendimento por meio de comodato, ou seja, um acordo em contrato unilateral de concessão gratuita em que o Pró-Criança antes detinha o controle apenas parcial do prédio, por um período determinado. Esse prazo, que seria renovado por quatro anos, também foi repactuado e ficou definido em 10 anos.
O imóvel em questão tem dois prédios, com três pavimentos cada, que ocupam uma área de mais de 6.000 metros quadrados. O local abriga a sede do Pró-Criança, onde trabalham diretores, gestores e assessores diretamente ligados à presidência. No espaço, também funciona a Unidade Coelhos que oferta cursos em áreas como artes, judô, tecnologia e empreendedorismo, beneficiando mais de mil pessoas por ano, além de outras instituições filantrópicas como, por exemplo, o Centro de Trabalho e Cultura (CTC) e o Em Cena Arte e Cidadania.
De acordo com Paulo Barbosa, o novo acordo com a arquidiocese demonstra a confiança da Igreja com o trabalho da ONG e traz segurança jurídica. “Estamos muito felizes, porque é mais um gesto de reconhecimento do que é e do que faz nossa instituição nesses quase 30 anos”, comemorou.
NID 2.0
No encontro com dom Fernando Saburido, os membros da diretoria convidaram o arcebispo para a inauguração do Núcleo de Inclusão Digital (NID) 2.0. O projeto estreia oficialmente neste mês de junho, na Unidade Recife Antigo que ganhou novas estruturas e terá novos cursos.
Após a entrega do convite, a educadora social do NID, Juliana Azevedo apresentou a nova proposta do núcleo, que só em este ano deve impactar 800 crianças, adolescentes e jovens com qualificação gratuita na área de tecnologia da informação.
Dom Fernando se mostrou muito feliz e satisfeito com o trabalho do Pró-Criança e sinalizou que estará presente na inauguração para conceder uma bênção especial ao espaço, aos educandos, doadores e colaboradores.