fbpx

Blog Pró-criança

28 abril 2022 Todas as unidades

Pró-Criança recebeu palestra do Programa Eleitor/Político do Futuro do TRE-PE

O Movimento Pró-Criança, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), promoveu na terça-feira (26) a palestra “A cidadania e a Democracia no Brasil”. O evento contou com a participação de cerca de 50 beneficiários com idades entre 16 e 18 anos da ONG e também da Organização de Auxílio Fraterno (OAF do Recife).

O objetivo da ação, organizada pelo Setor de Marketing e Comunicação e pela Coordenação Geral do Psicossocial do Pró-Criança, foi alertar os jovens sobre a importância da participação no processo eleitoral. Com o mote da campanha “Fique on na Democracia”, a palestra também chamou a atenção para o alistamento eleitoral, o prazo termina no próximo dia 4 de maio.

Os representantes da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE, Eduardo Japiassú e Henrique Pereira foram os responsáveis pela formação, que faz parte do Programa Eleitor/Político do Futuro. A iniciativa tem como foco capacitar crianças e adolescentes de Pernambuco em matéria de educação política.

Antes de conversar especificamente sobre a estrutura democrática do Brasil e a participação de cada um e cada uma nesse processo, Japiassú provocou os jovens sobre a importância de sonhar e buscar uma vida melhor para si e para a comunidade em que está inserido. Com citações a Mário Quintana e Santa Dulce dos Pobres, o palestrante destacou a necessidade do olhar para o outro e de acreditar que é possível construir uma sociedade mais justa.

“A vida é da cor que eu escolho pintar, ou seja, somos nós os protagonistas das nossas histórias. Vocês desta geração têm a oportunidade de melhorar o bairro onde moram, a cidade, o Brasil e porque não o mundo? Dá trabalho escolher, mas é possível eleger alguém que realmente represente aquilo que você acredita ser importante para um mundo melhor”, afirmou Japiassú.

Sobre o funcionamento da Democracia no país, Henrique Pereira explicou a organização da República em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Também foram tiradas dúvidas sobre o que pode e o que não pode no dia das eleições e quais as consequências de não exercer o direito ao voto.

Por fim, os jovens conheceram uma urna eletrônica, que em 2022 terá como novidade o suporte de uma tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os eleitores surdos. Também foi possível simular uma votação com personagens fictícios.

“Foi uma manhã muito rica, de muito aprendizado. Ter acesso a tanto conhecimento em uma palestra tão maravilhosa como essa foi um privilégio para todos que participaram. Nossos agradecimentos, em no do Pró-Criança, a Eduardo e Henrique, e a todos do TRE Pernambuco”, declarou a coordenadora geral do psicossocial da ONG, Keila Aguiar.

Icone comentário Deixe seu comentário