fbpx

Blog Pró-criança

23 fevereiro 2022 Todas as unidades

Pró-Criança realiza primeira reunião do Comitê Gestor

O Movimento Pró-Criança realizou, na manhã desta quarta-feira (23), a primeira reunião do Comitê Gestor da entidade. O grupo reúne diretores, conselheiros fiscais, coordenadores de áreas e projetos, assessores e a Secretaria Executiva. Colaboradores de áreas estratégicas participaram como convidados do encontro, que aconteceu no auditório Lília Campelo de Melo, na sede da ONG, bairro da Boa Vista.

Após a exibição de um vídeo sobre a importância de estar atento ao ambiente local e geral, apreendendo dos contextos novas formas de atuação profissional, o diretor-presidente do Pró-Criança, Paulo Barbosa, apresentou os resultados de 2021 e refletiu sobre o potencial da entidade para este ano.

De acordo com o Relatório de Atividades, o Pró-Criança conseguiu atender, no segundo ano da pandemia, 4.204 crianças e adolescentes, além de 2.000 famílias. Todos foram beneficiados com atividades gratuitas de educação complementar, mas também receberam apoio no combate à insegurança alimentar, problema que se acentuou com o aumento da miséria. Nessa perspectiva, foram distribuídas 5.964 cestas básicas.

Doutor Paulo destacou algumas atividades como o judô, lembrando que o Pró-Criança é pentacampeão estadual e tem em sua equipe de rendimentos atletas de destaque nacional e internacional. O diretor-presidente também citou o Programa Mãos de Mães, que fomenta o empreendedorismo feminino, e o Coletivo Online e o Núcleo de Inclusão Digital (NID), que contribuem com a formação de jovens para o mundo do trabalho.

“Pegamos crianças e jovens na extrema pobreza e capacitamos todos para competir em alto nível seja no esporte ou no mercado de trabalho, é o que eu chamo de promover a equivalência social. Isso não é simples, há um círculo difícil de extrema pobreza que precisa ser quebrado”, afirmou doutor Paulo Barbosa.

O diretor-presidente salientou a importância das parcerias como a da Arquidiocese de Olinda e Recife, de empresas e instituições públicas e privadas, a exemplo das universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Católica de Pernambuco (Unicap). Doutor Paulo também agradeceu aos contribuintes que ajudam o Pró-Criança por meio das campanhas Conta Comigo e Programa Clarear, e outras formas de doação individual.

“Gratidão também a colaboração dos funcionários, prestadores de serviços, estagiários e estagiários porque sem eles não teríamos esses ótimos resultados. Em 2021, investimos R$ 31 mil na capacitação de pessoal e vamos continuar investindo para que possamos nos adaptar às mudanças sociais e também porque precisamos de colaboradores criativos e inovadores”, declarou o diretor-presidente.

Plano de Ação 2021-2022

No segundo momento da reunião do Comitê Gestor, os gestores tiveram a oportunidade de apresentar balanços das seguintes áreas: Financeira, Projetos, Patrimônio, Recursos humanos, Unidades operacionais e Programa Clarear. Os colaboradores também apresentaram algumas propostas para este ano. Tanto os resultados de 2021 quanto as programações para 2022 seguem as diretrizes do Plano de Ação.

Em vigor há quase um ano, o Plano de Ação tem como principal objetivo dobrar o número de beneficiários chegando a 5.000 crianças, adolescentes e jovens. Para isso, cada área dispõe de metas que são acompanhadas periodicamente.

Durante o encontro do Comitê Gestor, seguindo os encaminhamentos do Plano de Ação 2021-2022 foi apresentado, em linhas gerais, o Código de Ética e Conformidade do Pró-Criança. A primeira versão do documento, hoje em fase de conclusão pela assessoria da presidência, será mais uma ferramenta de contribuição do programa de compliance da instituição.

O Comitê Gestor volta a se reunir no dia 9 de março, às 9h, também no auditório Lília Campelo de Melo. Na ocasião, serão apresentados os balanços e as propostas das Coordenações Gerais, são elas: Pedagógica, Psicossocial, Qualificação profissional – NID, Esportes e Artes.

Icone comentário Deixe seu comentário