A atleta Rebeka Venceslau, 17 anos, da equipe de rendimento do Movimento Pró-Criança venceu a etapa estadual dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade, na modalidade. O evento aconteceu no sábado (12), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, zona sul do Recife.
Com a vitória, a judoca do Pró-Criança avança para a fase nacional da competição, que será realizada em março, na cidade de Aracaju (SE). O ouro na próxima etapa carimba o passaporte para a disputa do bicampeonato mundial, na França, em maio.
O Gymnasiade é uma competição organizada pela Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe) A edição deste ano reuniu mais de 60 jovens atletas de várias regiões do Estado.
Além de Rebeka, o Pró-Criança também foi representado no Gymnasiade por Igor Ruan, 17, e Pedro Henrique, 16. Ambos ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Pioneira
Rebeka foi a primeira pernambucana a subir no tatame do Campeonato Mundial Escolar de Judô. A estreia aconteceu em Budapeste, na Hungria, em 2019, com a judoca conquistando o ouro para o Brasil na categoria Sub-18 para atletas com até 40 quilos. Agora a aluna do Pró-Criança se prepara para representar o país mais uma vez.
No mesmo ano que Rebeka se sagrou campeã mundial escolar de judô, ela conquistou o pan-americano, em Cali, na Colômbia, além de um ouro e um bronze nas etapas da Copa Europeia de Judô, na Alemanha e em Portugal.