O Movimento Pró-Criança está comemorando o ingresso no mercado de trabalho de mais três beneficiárias formadas pelo Coletivo Online – iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil desenvolvida há 20 anos com o apoio da ONG. Além disso, neste início de mês, foi firmada novas parcerias com empresas que irão receber egressos do projeto.
A ex-aluna Ana Santos agora integra o corpo de funcionários do Banco Santander desempenhando a função como jovem aprendiz. Já a jovem Suzy Maria conquistou a vaga de promotora de vendas na empresa Heineken, e a egressa Laura Letícia de Oliveira é agente de microcrédito do Banco do Nordeste (BNB).
Todas foram alunas do Coletivo Online da Unidade Coelhos, no Recife. “Estamos trabalhando incansavelmente para superar as dificuldades dessa pandemia e contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos jovens no mundo do trabalho. Nossa missão continua”, comemorou o educador Maykson Assunção.
O Coletivo Online foi lançado há um ano com a proposta de capacitar o jovem para estrear no mercado de trabalho ou garantir sua recolocação, mesmo em meio à pandemia de Covid-19. Como alternativa às restrições impostas pela crise sanitária, o projeto adotou o WhatsApp como ferramenta de formação dos alunos.
Pelo aplicativo são disponibilizadas videoaulas com temas sobre o mundo do trabalho, por exemplo, como elaborar um plano de vida, fazer o planejamento financeiro, construir o currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.
Novos parceiros
A participação das empresas no projeto Coletivo Online é crucial para o processo de preparação dos alunos e a inserção deles no mercado de trabalho. São nas organizações que os jovens podem aplicar tudo o que aprenderam durante o curso, potencializar as já conhecidas habilidades profissionais e desenvolver novas capacidades.
Buscando ampliar o leque de parceiros, o Coletivo Coelhos formalizou o diálogo com o Banco do Nordeste. Em reunião com Maykson Assunção, a equipe de recursos humanos do BNB apresentou as necessidades e o perfil profissional que buscam para a empresa.
“Estamos felizes por poder contar com mais um parceiro de empregabilidade no Movimento Pró-Criança”, afirmou o educador.
O Coletivo Coelhos também firmou parceria com a Vivo. A companhia está promovendo como cultura organizacional a diversidade, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.
“Estamos dando suporte em todas as temáticas no processo de formação desses jovens que serão encaminhados para os processos seletivos da empresa”, explicou Maykson.
Capacitação de funcionários
O funcionário da equipe de limpeza da Unidade Coelhos concluiu o último ciclo do Coletivo Online. Sonhando com a ascensão profissional e a universidade, Fabrício Carlos recebeu o seu mais novo certificado.
“Estamos felizes por contribuir com nosso colega de trabalho. Nosso projeto veio para somar em todas as frentes”, disse Maykson.