Primeira ONG do Nordeste a oferecer gratuitamente o curso de robótica, o Movimento Pró-Criança inova mais uma vez e lança, nesta quinta (14), a formação em jogos digitais. A iniciativa, também inédita na Região, será apresentada, às 15h, durante a solenidade de formatura de 180 jovens do Núcleo de Inclusão Digital (NID) da ONG, que funciona na Unidade Coelhos.
Participam do lançamento a diretoria da instituição e os representantes do Grupo Raymundo da Fonte, patrocinador do NID, além de representantes de empresas do setor tecnológico e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco.
O objetivo do curso de programação em jogos digitais é capacitar o beneficiário a desenvolver jogos educativos em duas e três dimensões (2D e 3D) para smartphones, tablets, computadores e videogames. O aluno irá atuar no processo de criação de histórias, personagens, cenários de jogos, desenvolvendo por meio de linguagem de programação, comandos para movimentos e interação no ambiente virtual.
“No curso de jogos digitais, os jovens desenvolverão habilidades e competências como lógica, matemática, design, artes, física e literatura, estimulando à criatividade e potencializando talentos na área de tecnologia da informação. Ao final das aulas, o beneficiário estará capacitado para trabalhar em empresas desenvolvedoras de jogos, de aplicativos, agências de publicidade, design e produtoras de audiovisuais”, explica o coordenador do NID, Fernando Marroquim.
O curso de programação em jogos digitais vai oferecer dez vagas a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica com idades entre 15 e 21 anos. As inscrições começam em julho. Os interessados participarão de um processo seletivo prático para avaliar a criatividade, as habilidades manuais e o raciocínio lógico.
As aulas começam em agosto e ocorrerão de segunda a quinta, no turno da tarde, até dezembro. A carga horária total será de 162 horas.
FORMATURA
Alunos dos cursos de recondicionamento de computadores, iniciação à informática, programador web e robótica livre recebem nesta quinta (14) o certificado de conclusão da sua respectiva turma. A solenidade será no auditório da sede do Pró-Criança, nos Coelhos, a partir das 14h.
Participam da formatura da 12ª turma do NID diretores e gestores da ONG entre eles, o diretor-presidente do Pró-Criança, Sebastião Barreto Campello.
Como parte da programação dao evento, os alunos promoverão mais uma edição do ExpoNID – Exposição de tecnologias, sotfware livre e sustentabilidade. Os jovens apresentarão produtos como robôs, que foram construídos a partir da carcaça de eletroeletrônicos nas aulas de robótica livre.
Na ocasião, também será apresentada a nova logomarca do NID desenvolvida pela agência Bold Comunicação.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O NID é uma iniciativa do Movimento Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que existe desde 2015. Além de robótica e jogos digitais, o núcleo oferece cursos de recondicionamento de computadores e iniciação à informática para jovens dos 10 aos 21 anos. Já foram formados 2.280 crianças e adolescentes.
Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.
O núcleo recebe os insumos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Também é possível agendar a coleta em domicílio pelos telefones (81) 3412.8979/8989.