O Movimento Pró-Criança começou a descentralizar e ampliar a sua atuação na Região Metropolitana do Recife. Nesta quinta-feira (17), a ONG estreou o curso gratuito de capoeira, no bairro de San Martin, zona oeste da capital. A iniciativa é promovida pela instituição por meio do projeto “Interarte: arte e cultura como transformação humana”.
A atividade de capoeira vai beneficiar adolescentes com idades entre 13 e 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social em comunidades da região. As aulas ocorrerão sempre nas quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, na Casa de missão Dom Helder Camara, das irmãs da Fraternidade O Caminho.
No momento, 11 jovens estão matriculados nas turmas, que serão coordenadas pelo educador físico e professor de capoeira José Atil.
Além de estimular o controle emocional, difundir o valor da defesa e não do ataque, ajudar na formação moral e no desenvolvimento físico com as aulas de capoeira, os educandos receberão apoio nutricional com a entrega mensal de cestas básicas. O suporte na alimentação será garantido pela Fundação Mapfre, parceira do Pró-Criança.

Interarte em parceria com as paróquias
O Interarte: arte e cultura como transformação humana é uma iniciativa do Pró-Criança com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo Federal, financiada pela Lei Rouanet. Além da capoeira, o projeto oferece cursos gratuitos de dança, artes visuais, judô, percussão, violino e viola.
Lançado em janeiro de 2020, as atividades do Interarte foram adaptadas para o ambiente virtual, garantindo o atendimento a crianças e adolescentes durante a pandemia. Este ano, a Diretoria de Planejamento do Pró-Criança fez um novo ajuste criando a versão itinerante do projeto, em parceria com paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Para ajudar o Pró-Criança a levar cidadania para mais famílias, pessoas físicas e empresas podem contribuir com doações através da Lei Rouanet. Conheça detalhes do projeto e saiba como doar clicando aqui.