fbpx

Blog Pró-criança

31 maio 2021 Unidade Piedade

Educandos do Pró-Criança visitam exposição do MAM-SP

O Movimento Pró-Criança foi a primeira instituição do Brasil a visitar virtualmente a exposição Desafios da modernidade – Família Gomide-Graz nas décadas de 1920 e 1930″, em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). A ação realizada nos dias 25 e 28 deste mês beneficiou mais de 20 educandos da Unidade Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

A exposição resgata a história do pintor suíço John Graz (1891-1980), um dos mais importantes participantes da Semana de Arte Moderna de 1922. Além dele, a mostra também rememora a trajetória da esposa do artista Regina Gomide Graz (1897-1973), e o do irmão dela, Antonio Gomide (1895-1967).

“A modernidade do trabalho desses artistas vem da dissolução de fronteiras e hierarquias entre modalidades artísticas e da atividade projetual dedicada à criação de murais, vitrais e tapeçarias, em diálogo com a arquitetura”, explica a curadora da exposição, Maria Alice Milliet.

A visita virtual as obras de Graz, sua esposa e seu cunhado, foi guiada por educadores do MAM-SP. Mesmo à distância, os educandos do Pró-Criança puderam aprender mais sobre a arte modernista. A iniciativa em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio, foi idealizada pela educadora de artes visuais Niara Mackert e faz parte do Projeto Interarte: arte como transformação humana.

Icone comentário Deixe seu comentário