Nem o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus foi capaz de conter uma onda de solidariedade que beneficiou diretamente educandos do Movimento Pró-Criança. Nesta quarta-feira (3), sete alunos do curso de cordas ganharam violinos doados por pessoas tocadas pela história de esforço e amor a música do professor Bernardo Lourenço e o aprendiz Miguel Felipe, de 13 anos.
Sem aulas presenciais desde março por causa da Covid-19, os beneficiários do Pró-Criança passaram a ter encontros virtuais com seus educadores. Para os estudantes do curso de violino, viola e violoncelo, da Unidade Recife Antigo, o desafio é ainda maior, pois a maioria não dispõe de um instrumento para treinar em casa.
Na tentativa de manter o aprendizado dos meninos e meninas, Bernardo teve então a ideia de ensinar violino com a ajuda de garrafa pet e canudo de papel. Um dos exercícios executados por Miguel Felipe viralizou na internet e chegou à estudante e empresária Aline Lemos, que prontamente entrou em contato com o professor e doou o seu violino.
A história ganhou a capa do Diario de Pernambuco e foi exibida também na TV Globo e na TV Clube, afiliada da Record TV, além de perfis em redes sociais como o Razões para acreditar e o Recife Ordinário. Com a repercussão vieram as doações aos amigos de Miguel Felipe.
Depois de combinar com todos os doadores, Bernardo foi de casa em casa recolher os violinos e levar os agradecimentos da instituição aos doadores. Com os instrumentos em mãos partiu para levá-los aos educandos, com todo cuidado que o momento exige para não se expôr nem expôr os alunos à Covid-19.
“Minha mãe já tinha me dito que se eu quisesse um instrumento eu teria que trabalhar para comprar porque eles não têm condições. Fiquei muito feliz de ganhar”, disse Aline Vitória, 17, à reportagem do Diario, que acompanhou uma das entregas.
“Fiquei muito feliz. Eu, como professor, sou muito próximo dos alunos e alunas e conheço a realidade de cada um. Vejo o esforço para estudar e tentar comprar um instrumento. Não é fácil. Muitas famílias escolhem a escola de tempo integral ou o programa Jovem Aprendiz para seus filhos. A arte não é prioridade. Então, por conhecer tudo isso, fico muito feliz,”, declarou Bernardo ao jornal.
Outros 12 violinos também já foram doados pelo empresário Augusto Acioli para as aulas presenciais e para apresentações da orquestra do Pró-Criança.
Segue abaixo a lista dos doadores e os respectivos alunos beneficiados. A todos os doadores, os que fazem o Movimento Pró-Criança só tem a agradecer pelo carinho e pela solidariedade, pois com esse gesto mostram apoio à missão da instituição que é ofertar cidadania, por meio da educação complementar a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Doador: Rodrigo Nascimento
Beneficiário: Mariana Judite
Doador: Cindy Mignac
Beneficiário: Luanna Evellyn
Doador: Fernando Teixeira
Beneficiário: Ellen Vitória
Doador: Jamille Paulino
Beneficiário: Aliny Vitória
Doador: Ana Laura
Beneficiário: Isabela Araújo
Doador: Carla Wings
Beneficiário: Ana Beatriz
Doador: Oziel de Oliveira
Beneficiário: Débora Isabele
Foto de Capa: Bruna Costa/Diario de Pernambuco/Reprodução