fbpx

Blog Pró-criança

19 junho 2019 Todas as unidades

Atleta do Pró-Criança faz história e se torna campeã mundial de judô

A aluna do Movimento Pró-Criança Rebeka Venceslau, 14 anos, fez história nesta quarta-feira (19). Além de ser a única pernambucana a subir no tatame do Campeonato Mundial Escolar de Judô, a atleta venceu todas as adversárias e faturou o ouro para o Brasil na categoria Sub-18 para competidoras com até 40 quilos.

O torneio é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e faz parte Combate Games, evento esportivo que reúne também atletas de taekendow, karatê e wrestling. O evento tem a participação de brasileiros e representantes da Ucrânia, Rússia, China e França.

Na luta final, a jovem judoca enfrentou a atleta ucraniana. Concentrada, Rebeka não deu chances para a opositora e venceu o combate por ippon em menos de dois minutos.

“Foi uma luta excelente, que mostrou que Rebeka está forte e bem treinada, e essa medalha é importantíssima para ela e para o Pró-Criança, pois comprova que o trabalho está no caminho certo”, comemorou o sensei da ONG, Marcílio Félix.

Muito emocionada, Rebeka conversou com a equipe de transmissão da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) instantes depois de faturar a medalha dourada. Segundo a judoca, a conquista não foi individual.

“Não foi fácil chegar até aqui, tive que abdicar de muita coisa, mas deu certo. Agradeço primeiramente a Deus, a todos que torceram por mim e a minha mãe. Essa vitória não é só minha é de todos vocês”, declarou a adolescente que também agradeceu à Escola Municipal Silvio Romero Vieira, onde estuda em Jaboatão dos Guararapes.

O ponto mais alto do pódio em Budapeste confirmou a posição de Rebeka no ranking da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A jovem judoca é a melhor do país na categoria superligeiro com 735 pontos, quase o dobro da segunda colocada.

Campeonatos Brasileiro e Pan-Americano

As comemorações pela conquista do ouro inédito no Campeonato Mundial Escolar de Judô não devem se estender muito. Rebeka chega ao Brasil no próximo sábado (22) e oito dias após o desembarque participa da seletiva para o Campeonato Brasileiro.

Em seguida, a atleta terá cerca de duas semanas para se preparar para o Campeonato Pan-Americano de Judô, para o qual foi convocada esta semana. O torneio será realizado em Cali, na Colômbia entre os dias 18 e 21 de julho.

Para Félix, além do talento para o esporte, Rebeka tem uma força de vontade que impressiona. O professor atribui essa determinação, que a judoca leva para o tatame, à história de vida que ela tem.

“Rebeka mora em uma casa humilde na comunidade Dom Helder Câmara, em Jaboatão dos Guararapes, com a avó, um irmão e a mãe, que é o grande exemplo da vida dela. Acredito que essa realidade simples com suas dificuldades move ela a vencer”, comentou Félix.

E a “guerreira” Rebeka vem realmente brilhando no esporte. Este ano, a aluna do Pró-Criança conquistou duas medalhas na Copa Europeia de Judô, sendo um bronze na etapa de Portugal e um ouro na Alemanha.

Icone comentário Deixe seu comentário