A atleta do Movimento Pró-Criança Luciana Maria, de 19 anos, estreia na categoria Sênior (-48Kg) do Campeonato Brasileiro de Judô, no próximo fim de semana, dias 11 e 12. Ela vai defender a seleção pernambucana na etapa do torneio que acontece em Porto Velho (RO) e é organizado pela Confederação Brasileira da modalidade, a CBJ.
Jovem, mas já veterana, Luciana participa da competição desde 2014 disputando em categorias diferentes. Em brasileiros, a atleta já subiu no pódio três vezes, em duas ocasiões para receber a medalha de bronze e uma vez como campeã nacional. Agora, a judoca vai lutar no grupo onde estarão as 19 das principais atletas do país, inclusive as que formam a seleção brasileira principal.
Após dois anos sem disputas devido à pandemia de coronavírus, a expectativa do técnico da equipe de rendimento do Movimento Pró-Criança, Marcílio Félix, é de que Luciana faça uma boa competição.
“Ter esses atletas representando o nosso estado e nossa instituição é digno de bastante orgulho. Sabemos o quanto é difícil colocá-los em situação de igualdade contra estados com poder aquisitivo muito maior, mas o Movimento Pró-Criança vem fazendo um trabalho diferenciado e mostrando que podemos extrair o melhor desses jovens”, afirmou o sensei.

Calendário
A participação de Luciana abre uma série de competições nacionais que o Pró-Criança disputa até o fim do ano. Ao todo, seis judocas conquistaram as vagas nas categorias Sub 13, Sub 18 e Sub 21.
O próximo compromisso com atletas da ONG será nos dias 25 e 26 deste mês, em Vitória (ES). Os jovens Erivan Brito e Igor Ruan subirão no tatame do Campeonato Brasileiro de Judô para defender Pernambuco na categoria Sub 18.
Educandos do Pró-Criança voltam a competir no nacional, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Será a segunda participação de Luciana Maria este ano, mas dessa vez no Sub 21. Também competirá nessa etapa do brasileiro, a atleta Rebeka Venceslau.
O Pró-Criança encerra sua participação, este ano, no Campeonato Brasileiro de Judô, com a estreia da beneficiária Giovanna Costa. Ela vai disputar sua primeira medalha nacional na categoria Sub 13, nos dias 15 e 16, em Curitiba (PR). Na mesma competição, mas entre os meninos, a ONG terá como representante na seleção pernambucana Lucas Gabriel.
“Sabemos que no esporte todos querem ser campeões, mas tratamos isso como consequências. Se cada um que irá competir, trouxer na bagagem a satisfação de ter feito o seu melhor, para mim já é a maior medalha que podemos alcançar, pois fazer seu melhor com garra e determinação é algo que eles levam pra suas vidas”, declarou Marcílio Félix.
Confira o calendário das disputas do Campeonato Brasileiro de Judô:
Categoria: Sênior
Datas: 11 e 12 de junho
Local: Porto Velho (RO)
Atleta: Luciana Maria
Categoria: Sub 18
Datas: 25 e 26 de junho
Local: Vitória (ES)
Atletas: Erivan Brito e Igor Ruan
Categoria: Sub 21
Datas: 30 de setembro e 1º de outubro
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Atletas: Luciana Maria e Rebeka Venceslau
Categoria: Sub 13
Datas: 15 e 16 de outubro
Local: Curitiba (PR)
Atletas: Giovanna Costa e Lucas Gabriel